Funcionamento: Seg - Sexta 8:00 - 18:00
 Como manter o seu carro sempre novo? Confira 12 dicas!

Como manter o seu carro sempre novo? Confira 12 dicas!

Só quem já tentou vender um carro usado sabe da importância de pequenos detalhes de cuidado que poderiam ter sido feitos ao longo do uso para manter o veículo valorizado, por isso separamos aqui 12 cuidados essenciais que podem fazer toda a diferença para manter o seu carro sempre novo e evitar dores de cabeça no futuro, além de garantir uma eficiência e segurança maior, confira: 

 

Pra começar um cuidado que é bem negligenciado sendo apenas lembrado quando vamos pegar estrada ou algo do tipo: manter os pneus calibrados. Parece pequeno, mas ter os pneus desregulados reduz a sua durabilidade em pelo menos 8.000 km, aumenta o consumo de combustível e favorece o risco de explosão e acidentes na pista. Segunda a Michelin, 45% dos motoristas rodam com a pressão fora dos limites recomendados. 

Sempre confira também a parte elétrica, algumas falhas como na buzina, nas luzes e no trio elétrico podem mostrar que algo está desconectado e você pode evitar que algo pior aconteça, já que cerca de 90% do funcionamento do carro está relacionado a parte elétrica. 

A terceira dica é prestar atenção nos ruídos da suspensão, verificando se tem algum barulho estranho, sendo inclusive importante fazer alinhamento uma vez por mês. 

Um outro cuidado que precisamos ter é com o nível do fluído do radiador, que pra quem não sabe, é responsável por resfriar o motor por meio do fluido de arrefecimento, por isso se tem um vazamento no sistema, o fluido fica no nível baixo fazendo o motor superaquecer e causando danos potenciais no veículo. 

A quinta dica é mais estética, mas não deixa de ser importante, já que é o primeiro contato que um possível comprador tem com o seu carro, por isso atenção com substâncias que causam manchas na lataria, deixe o automóvel longe de goteiras de cimento, óleo de freio, fezes de pássaros, gasolina, tiner, e até mesmo cuidado ao estacionar embaixo de árvores. 

Continuando nesse mesmo olhar, não use querosene na limpeza do carro, este é um produto que vai danificar a pintura e a maioria das borrachas da suspensão, o clássico sabão neutro e água já são mais do que suficientes para uma boa limpeza, inclusive na lataria. 

Uma outra limpeza que precisamos fazer sem exagerar é o polimento, já que a cada polimento uma parte da camada de verniz é removida, e esse serviço é indicado para pinturas manchadas e queimadas de sol, para veículos que estão novos e sem manchas, a melhor opção é o enceramento. 

A oitava dica parece meio óbvia, mas buscar uma condução preventiva é crucial para evitar prejuízos a curto prazo, por isso, evite pisar bruscamente na embreagem, passar de lado nas lombadas, fazer esforço no volante durante curvas e arrancar em subidas, gastando os pneus. 

Um outro cuidado para ter na condução é na hora de estacionar, já que algumas atitudes podem fazer diferença pro futuro como estacionar com as rodas viradas, que pode prejudicar o braço da suspensão, e lembre também de manter uma distância adequada do meio-fio. 

A décima dica é não cair na tentação de pagar mais barato em postos de combustíveis desconhecidos, é preciso muito cuidado na hora de escolher o onde abastecer o seu carro, já que alguns não têm filtros de bomba, fazendo com que a gasolina seja suja. Uma forma de escolher com sabedoria é nunca abastecer o automóvel se o tanque de combustível de uma estação de serviço acabar de ser testado, porque a turbulência gerada pela entrada do combustível pode levantar sujeiras e elas podem entupir o filtro e injetores. 

Outro cuidado para se ter é não perder a garantia, fique de olho no prazo já que o melhor pra um automóvel é ter as peças originais de fábrica. 

E por fim, pra quem curte uma praia, lembre-se sempre de lavar o carro na volta, já que o sal acelera a oxidação e causa ferrugem nas peças que não possuem tratamento anticorrosão, jogar uma água fresca no carro basta pra retirar essas partículas de sal que ficam da maresia. 

Eaí curtiu as dicas? Deixe nos comentários qual delas você já costuma praticar!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *