Os 10 carros mais baratos do Brasil em 2023
Conquistar o sonho do automóvel próprio está cada vez mais difícil, com os valores cada vez mais salgados, dificuldade em conseguir crédito para financiamento e juros altos, o sonho parece se distanciar cada vez mais.
No início de 2023 o governo até ajudou com um programa para reduzir os preços, porém os valores já retomaram ao normal, ou seja, um carro zero-quilômetro dos mais baratos estão custando em média R$ 70 mil, uma barreira com só dois modelos, depois disso os valores vão até R$ 90 mil.
Por isso trouxemos pra você a lista dos 10 carros mais baratos do Brasil pra facilitar o seu processo na conquista do sonho do 0 km. O ranking foi feito com base nos valores sugeridos pelos fabricantes, já que as concessionárias costumam oferecer condições diferentes, vamos lá?
Pra começar temos o Fiat Cronos, que é o sedã mais barato do país e o décimo da nossa lista geral, o preço está saindo por R$ 90.290, o motor é 1.0 Firefly 6V e o câmbio é manual de 5 marchas com potência de 75 cv e 10,7 kgfm.
Ele conta com ar-condicionado, direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, preparação para rádio, alarme, rodas de aço, travas elétricas e vidros dianteiros elétricos.
Depois dele temos o Volkswagen Polo Track 1.0, considerado como substituto do Gol, uma versão com um design diferente do modelo reestilizado, produzido para ser o primeiro carro de uma nova linha de entrada da marca.
O carro está custando R$ 86.390, motor 1.0 MPI 12V, câmbio manual de 5 marchas e potência e torque de 84 cv e 10,4 kgfm, além de ter quatro airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico, vidros dianteiros elétricos, direção elétrica, travas elétricas e ar-condicionado.
Em oitavo lugar temos o Chevrolet Onix 1.0, que já foi inclusive o carro mais vendido do Brasil e agora está brigando por este lugar com o Polo depois de passar um período sem ser produzido por conta da falta de peças e fim da versão Joy.
O Onix está custando R$ 85.290, motor 1.0 CSS Prime 12V, câmbio manual de 6 marchas e potência e torque de 82 cv e 10,6 kgfm, além disso ele conta com 6 airbags, ar-condicionado, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração, direção elétrica, rádio com USB e Bluetooth, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, travas e vidros elétricos e computador de bordo. Uma das poucas versões com motor 1.0 aspirado de três cilindros.
Depois dele temos no ranking um carro que estava nas primeiras posições, mas agora está no 7º lugar depois de um aumento de valores, é o Renault Stepway Zen, que está custando R$ 83.990, motor 1.0 SCe 16V, câmbio manual de 5 marchas e potência e torque de 82 cv e 10,2 kgfm, ele traz também ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros elétricos dianteiros e quatro airbags.
Este carro veio como uma nova versão do Stepway chamada Zen para ocupar o espaço do hatchback, e pra conseguir mais volume de vendas o carro chegou por um preço bem mais baixo do que o restante da linha, sendo uma opção bem interessante por ser o mais barato com central multimídia do Android Auto e Apple CarPlay ao invés de rádio.
No sexto lugar está o veículo mais vendido de 2022, o Hyundai HB20, que está custando R$ 82.890, motor 1.0 Kappa 12V, manual de 6 marchas e potência e torque de 80 cv e 10,2 kgfm.
A versão Sense vem com 6 airbags, ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, computador de bordo com tela TFT de 3,5”, rádio com USB e Bluetooth, iluminação diurna em LED e outros equipamentos.
Indo para o top 5 vem o Fiat Argo, que está custando R$ 80.990, motor 1.0 Firefly 6V, câmbio manual de 5 marchas, potência de 75 cv e torque de 10,7 kgfm.
É a segunda vez da Fiat na lista dos mais baratos, porém o Cronos não recebe rádios ou vidros traseiros elétricos. Além disso, ele conta com ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo com display TFT de 3,5”e travas elétricas.
Em quarto lugar está o Peugeot 208, que está custando R$ 75.990, motor 1.0 Firefly 6V, tem câmbio manual de 5 marchas, potência de 75 cv e torque de 10,7 kgfm.
Com a fusão do Grupo PSA com a Fiat Chrysler a Stellantis mudou o posicionamento do Posicionamento 208 no mercado brasileiro, desenvolvendo versões com motor 1.0 Firefly de 75 cb e 10,7 kgfm compartilhado com Argo e Cronos, o que ajudou a colocar o hatch no ranking dos mais baratos, aumentando suas vendas.
Ele é o último modelo a ficar abaixo dos R$ 80 mil e ainda vem com uma boa lista de equipamentos como quatro airbags, controles de estabilidade e tração, travas e vidros elétricos, central multimídia de 10,3” com Android Auto e Apple Car Play sem fio, além de iluminação diurna em LED.
Entrando nos três mais baratos estamos com o Citroën C3 Live 1.0 que está custando R$ 72.990, motor 1.0 Firefly 6V, com câmbio manual de 5 marchas, potência e torque de 75 cv e 10,7 kgfm.
Depois de alguns anos vendendo somente o C4 Cactus, o primeiro carro da nova linha é o C3, que chegou já entrando na lista dos mais baratos do mercado brasileiro, a versão Live conta com ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, travas e vidros dianteiros elétricos, monitoramento de pressão dos pneus e rodas de aço de 15”com calotas.
Os dois carros mais baratos do país recentemente empatam com o mesmo valor, estamos falando do Fiat Mobi Like 1.0 e o Renault Kwid, ambos custando um valor de R$ 69.990.
Pra começar falando sobre os mais baratos, o Fiat Mobi Like tem motor 1.0 Fire 8V, sendo o único carro da marca no país que ainda usa este propulsor, câmbio manual de 5 marchas, potência de 74cv e torque de 9,7 kgfm.
Ele oferece os seguintes equipamentos, direção hidráulica, ar-condicionado, rodas de aço com calotas, pré-disposição para rádio e vidros elétricos dianteiros.
Já o Renault Kwid Zen 1.0 é a definição de configuração de entrada, com poucos equipamentos ele conta com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, direção elétrica, quatro airbags, monitoramento de pressão dos pneus, rádio com USB e Bluetooth, sistema start-stor e iluminação diurna em LED.
Seu motor é um 1.0 SCe 12V de três cilindros, que desde sua reestilização alcança uma potência de 71 cv e 10 kgfm de torque, combinado a um câmbio manual de 5 marchas.