Projeto de lei quer liberar saque do FGTS pra incentivar o mercado automotivo.
Em 2022 as vendas de veículos usados e novos caíram em 12% comparando com 2021, sendo que o mercado mais atingido foi o de seminovos e usados com 13.297.958 automóveis negociados no ano, entre comerciais leves, pesados e motos.
Por isso, buscando estimular a venda de carros no Brasil, um projeto de lei que já tramita na Câmara de Deputados busca reverter o quadro, melhorando as condições para população que ainda deseja ter seu próprio automóvel.
O que pode acontecer é o seguinte: a lei prevê liberar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pra quem for comprar veículos novos ou usados, ou seja, o trabalhador pode fazer o saque do saldo disponível na conta vinculada do fundo caso seja para compra de um veículo.
Hoje em dia, o saque é liberado só para casos como rescisão da empresa, doenças como câncer ou HIV, compra da casa própria para trabalhadores com 70 anos ou mais.
O deputado que mudou a lei afirmou que a liberação vai aquecer o mercado de automóveis novos e usados, o que vai atingir a economia e a criação de postos de trabalho no setor, agora o projeto será analisado por diversas comissões antes de ser oficializado, eaí você acha que passa?