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 Primeiro caminhão elétrico rodoviário chega ao Brasil!

Primeiro caminhão elétrico rodoviário chega ao Brasil!

A XCMG anunciou o lançamento do caminhão elétrico rodoviário E7- 49T, com PBTC – Peso Bruto Total Combinado – de 49 toneladas e uma autonomia de até 150 km com apenas uma carga de bateria. 

Já existem outros caminhões elétricos à venda no país, mas este é o primeiro do tipo cavalo-mecânico com aplicações rodoviárias, vamos conhecê-lo mais de perto? 

O trem de força do E7-49T é composto por um motor elétrico síncrono de imã permanente, potência de 482 cv e torque máximo de 2.000 Nm (204,1 kgfm), auxiliado por uma transmissão automatizada (AMT) de 4 velocidades. 

Um ponto interessante deste caminhão é a sua bateria, que além de carregar em mais ou menos uma hora por conta de carregadores de corrente contínua, ele também conta com uma tecnologia de troca de baterias por meio de um sistema automatizado que pode ser feito em apenas seis minutos. 

Outro destaque é o comando de marchas através de uma alavanca seletora no console central, em que a função “Drive” traz o sensorial idêntico aos caminhões com motores a diesel.

Pra quem não conhece a XCMG é a terceira maior empresa do mundo no setor de máquinas pesadas e é uma referência na eletrificação, possuindo muitos modelos 100% elétricos como: caminhões off-road para mineradoras, carregadeiras, caminhão rígido rodoviário, escavadeiras e empilhadeiras.

Saindo no valor de R$ 1,3 milhão, o E7-49T conta com 200 unidades importadas para comercialização no Brasil até o fim do ano, o valor pode parecer alto, mas a marca destacou que o custo benefício compensa já que o gasto por quilômetro rodado é de R$ 0,75, o que equivale a 22% menos que os caminhões a diesel.  

A velocidade máxima do veículo é de 84 km/h, sendo ideal para distâncias curtas. A sugestão é de que o caminhão seja implementado no caso de transporte entre empresas e fornecedores, ou então para rodar entre centros de distribuição.

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