Combustível feito com fotossíntese? Entenda!
Quando você acha que já chegamos no auge da tecnologia, vemos que cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, utilizaram princípios da biologia para produzir etanol a partir do processo da fotossíntese.
Aqui no canal já vimos algumas das incansáveis buscas por alternativas de combustíveis como a bateria de sódio, e até o combustível feito de vinho e queijo para o carro do Rei Charles, e lógico que essa busca não vai parar tão cedo.
A equipe responsável pela descoberta replicou o processo natural das plantas de transformar luz solar em oxigênio, e criou um combustível sintético, zero emissor de poluentes, com o auxílio de um catalisador à base de cobre e paládio.
O etanol produzido pelas “folhas artificiais” são combustíveis de alta densidade energética além de serem renováveis, o que significa que eles não precisam de nenhuma preparação extra para ser armazenado nos postos, ou para que funcionem nos motores dos carros.
A descoberta é muito recente, por isso a produção das folhas tem acontecido apenas numa escala laboratorial, porém os cientistas já estão trabalhando para otimizar a produção e transformá-la numa escala industrial.
É incrível até onde pode nos levar os avanços da tecnologia, o que você pensa sobre isso? Deixe nos comentários!