Os 10 carros mais baratos do Brasil em 2023
Conquistar o sonho do automóvel próprio está cada vez mais difícil, com os valores cada vez mais salgados, dificuldade em conseguir crédito para financiamento e juros altos, o sonho parece se distanciar cada vez mais.
No início de 2023 o governo até ajudou com um programa para reduzir os preços, porém os valores já retomaram ao normal, ou seja, um carro zero-quilômetro dos mais baratos estão custando em média R$ 70 mil, uma barreira com só dois modelos, depois disso os valores vão até R$ 90 mil.
Por isso trouxemos pra você a lista dos 10 carros mais baratos do Brasil pra facilitar o seu processo na conquista do sonho do 0 km. O ranking foi feito com base nos valores sugeridos pelos fabricantes, já que as concessionárias costumam oferecer condições diferentes, vamos lá?
Pra começar temos o Fiat Cronos, que é o sedã mais barato do país e o décimo da nossa lista geral, o preço está saindo por R$ 90.290, o motor é 1.0 Firefly 6V e o câmbio é manual de 5 marchas com potência de 75 cv e 10,7 kgfm.
Ele conta com ar-condicionado, direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, preparação para rádio, alarme, rodas de aço, travas elétricas e vidros dianteiros elétricos.
Depois dele temos o Volkswagen Polo Track 1.0, considerado como substituto do Gol, uma versão com um design diferente do modelo reestilizado, produzido para ser o primeiro carro de uma nova linha de entrada da marca.
O carro está custando R$ 86.390, motor 1.0 MPI 12V, câmbio manual de 5 marchas e potência e torque de 84 cv e 10,4 kgfm, além de ter quatro airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico, vidros dianteiros elétricos, direção elétrica, travas elétricas e ar-condicionado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2023/V/z/A40iVbRqqxvFGJAo4wvQ/polo-track-2-est.jpg)
Em oitavo lugar temos o Chevrolet Onix 1.0, que já foi inclusive o carro mais vendido do Brasil e agora está brigando por este lugar com o Polo depois de passar um período sem ser produzido por conta da falta de peças e fim da versão Joy.
O Onix está custando R$ 85.290, motor 1.0 CSS Prime 12V, câmbio manual de 6 marchas e potência e torque de 82 cv e 10,6 kgfm, além disso ele conta com 6 airbags, ar-condicionado, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração, direção elétrica, rádio com USB e Bluetooth, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, travas e vidros elétricos e computador de bordo. Uma das poucas versões com motor 1.0 aspirado de três cilindros.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2020/B/w/lo2eA2RTySUcQ8kUiopw/2016-07-26-novo-chevrolet-onix-2.jpg)
Depois dele temos no ranking um carro que estava nas primeiras posições, mas agora está no 7º lugar depois de um aumento de valores, é o Renault Stepway Zen, que está custando R$ 83.990, motor 1.0 SCe 16V, câmbio manual de 5 marchas e potência e torque de 82 cv e 10,2 kgfm, ele traz também ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros elétricos dianteiros e quatro airbags.
Este carro veio como uma nova versão do Stepway chamada Zen para ocupar o espaço do hatchback, e pra conseguir mais volume de vendas o carro chegou por um preço bem mais baixo do que o restante da linha, sendo uma opção bem interessante por ser o mais barato com central multimídia do Android Auto e Apple CarPlay ao invés de rádio.

No sexto lugar está o veículo mais vendido de 2022, o Hyundai HB20, que está custando R$ 82.890, motor 1.0 Kappa 12V, manual de 6 marchas e potência e torque de 80 cv e 10,2 kgfm.
A versão Sense vem com 6 airbags, ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, computador de bordo com tela TFT de 3,5”, rádio com USB e Bluetooth, iluminação diurna em LED e outros equipamentos.

Indo para o top 5 vem o Fiat Argo, que está custando R$ 80.990, motor 1.0 Firefly 6V, câmbio manual de 5 marchas, potência de 75 cv e torque de 10,7 kgfm.
É a segunda vez da Fiat na lista dos mais baratos, porém o Cronos não recebe rádios ou vidros traseiros elétricos. Além disso, ele conta com ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo com display TFT de 3,5”e travas elétricas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2020/2/e/MXgVbxTSycBEIANwIt9A/2019-12-02-argo-trekking-1.jpg)
Em quarto lugar está o Peugeot 208, que está custando R$ 75.990, motor 1.0 Firefly 6V, tem câmbio manual de 5 marchas, potência de 75 cv e torque de 10,7 kgfm.
Com a fusão do Grupo PSA com a Fiat Chrysler a Stellantis mudou o posicionamento do Posicionamento 208 no mercado brasileiro, desenvolvendo versões com motor 1.0 Firefly de 75 cb e 10,7 kgfm compartilhado com Argo e Cronos, o que ajudou a colocar o hatch no ranking dos mais baratos, aumentando suas vendas.

Ele é o último modelo a ficar abaixo dos R$ 80 mil e ainda vem com uma boa lista de equipamentos como quatro airbags, controles de estabilidade e tração, travas e vidros elétricos, central multimídia de 10,3” com Android Auto e Apple Car Play sem fio, além de iluminação diurna em LED.
Entrando nos três mais baratos estamos com o Citroën C3 Live 1.0 que está custando R$ 72.990, motor 1.0 Firefly 6V, com câmbio manual de 5 marchas, potência e torque de 75 cv e 10,7 kgfm.

Depois de alguns anos vendendo somente o C4 Cactus, o primeiro carro da nova linha é o C3, que chegou já entrando na lista dos mais baratos do mercado brasileiro, a versão Live conta com ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, travas e vidros dianteiros elétricos, monitoramento de pressão dos pneus e rodas de aço de 15”com calotas.
Os dois carros mais baratos do país recentemente empatam com o mesmo valor, estamos falando do Fiat Mobi Like 1.0 e o Renault Kwid, ambos custando um valor de R$ 69.990.

Pra começar falando sobre os mais baratos, o Fiat Mobi Like tem motor 1.0 Fire 8V, sendo o único carro da marca no país que ainda usa este propulsor, câmbio manual de 5 marchas, potência de 74cv e torque de 9,7 kgfm.
Ele oferece os seguintes equipamentos, direção hidráulica, ar-condicionado, rodas de aço com calotas, pré-disposição para rádio e vidros elétricos dianteiros.
Já o Renault Kwid Zen 1.0 é a definição de configuração de entrada, com poucos equipamentos ele conta com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, direção elétrica, quatro airbags, monitoramento de pressão dos pneus, rádio com USB e Bluetooth, sistema start-stor e iluminação diurna em LED.
Seu motor é um 1.0 SCe 12V de três cilindros, que desde sua reestilização alcança uma potência de 71 cv e 10 kgfm de torque, combinado a um câmbio manual de 5 marchas.