Lançado há 30 anos pela Autolatina, Volkswagen Logus já pode ter placa preta
Você se lembra da Autolatina? Se você lembrou, provavelmente acabou de denunciar a sua idade! Pra você que não conhece, a Autolatina foi uma joint venture, que nada mais é do que uma associação econômica, formada pela Volkswagen e a Ford no Brasil e na Argentina no final dos anos 80.
Alguns dizem que o casamento não deu certo, já que a junção durou 9 anos. Era uma época de crise no mercado sul-americano, e as marcas fizeram essa junção compartilhando as tecnologias de cada uma, buscando uma redução de custos nas suas produções.
Da junção de marcas nasceu o Volkswagen Logus, que foi um dos modelos criados e desenvolvidos por essa parceria, sendo a segunda tentativa da Volks de fazer um sedã com uma plataforma da Ford.
Agora em 2023 o Logus faz 30 anos de existência, por isso quem tem o modelo já pode requisitar pela famigerada placa preta!
Vamos dar uma olhadinha nesse carro de três décadas? Ele foi desenhado por um estúdio Italiano, chamado Ghia Design, e teve sua finalização liderada por Luiz Alberto Veiga, aqui no Brasil.
Era considerado um carro médio dentre os outros sedãs da Volkswagen da época, tendo um comprimento de 4,28 metros, com um espaço interior bem interessante, além de um porta-malas de 416 litros.
Entregou para seus compradores equipamentos que eram encontrados apenas em modelos de categoria superior, como alarme acionado na fechadura, vidros elétricos “one touch” com sistema antiesmagamento, toca-fitas digital com equalizador e ar-condicionado digital.
O Logus chegou a ter em média 125 mil unidades fabricadas em São Bernardo do Campo (SP), mas sua produção foi encerrada em 1996, no mesmo ano do encerramento da Autolatina. Apesar do fim do casamento, ainda hoje podemos admirar e celebrar os frutos da parceria no aniversário de 30 anos do Logus!