Câmbio manual pode desaparecer?
E não é que o pedal da embreagem perdeu a relevância? Nos últimos 10 anos cada vez mais os carros automáticos têm se tornado a preferência de público no Brasil. E não é só pra quem está comprando carros novos não. Os carros usados também estão sendo procurados com câmbio automático.
Ainda tem um nicho em que o câmbio manual tem uma presença forte e fiel, que é o das picapes compactas. Dados da Bright mostram que só 11% delas são automáticas.
Mas a maioria dos manuais vendidos são os compactos 1.0 aspirados, os mais simples.
Alguns modelos como Polo e Virtus, Onix e HB20 preservam motores mais potentes com câmbio manual, mas ainda assim os que mais tem saída são os que têm câmbio automático.
As versões de topo de linha com câmbio manual já não existem há muito tempo no mercado, mas pelo fato da média de preço dos carros novos no Brasil ser em torno dos R$ 130.000 e ser inacessível para a grande maioria dos brasileiros, os carros manuais dificilmente vão acabar.
O presidente da Fenauto, Enilson Sales, disse que hoje o consumidor quer o carro automático, e só vai optar pelo manual se a diferença de preço para o carro automático não couber no bolso, porém o pedido do cliente 100% das vezes é por carros automáticos.
A tendência é que as montadoras entendendo a necessidade de ter um catálogo que atraia vários perfis, diminua as tecnologias para reduzir os preços.
Qual você prefere? Manual ou automático? Coloca aqui nos comentários e continue acompanhando! Até a próxima!