Você sabe como funcionam os airbags?
Sabemos que o airbag é um dispositivo criado para proteger os passageiros do veículo em caso de colisão, podendo permitir a sobrevivência do motorista e passageiros. No Brasil passou a ser obrigatório nos veículos que foram fabricados a partir de 2014, por isso ainda não é tão comum.
Mas será que você sabe como funcionam os airbags? Bom, os airbags são sacos comprimidos e mantidos nas áreas que mais sofrem impacto em uma colisão. E a forma como o airbag funciona é bem interessante, olha só:
Quando acontece uma desaceleração brusca no veículo é ativado o dispositivo, com isso a unidade de controle eletrônico manda um aviso para o ignitor do gerador de gás que é o responsável por inflar a bolsa.
O ignitor manda o aviso e dentro do gerador de gás as substâncias presentes, como nitratos de amônia e guanidina, reagem e explodem instantaneamente.
Então o nitrogênio gerado é o bastante para encher a bolsa que tem em média 90 litros, em apenas 30 MILÉSIMOS de segundos. Depois disso a bolsa é empurrada pela expansão do gás, a capa se abre em várias partes a partir do centro, uma analogia que pode ser feita é com o botão de uma rosa que desabrocha.
A capa é feita de um plástico especial que garante que o rompimento das placas aconteça no lugar desejado e não atinja o passageiro. E então o airbag começa esvaziar para absorver o impacto do corpo.
Por isso é tão importante que os passageiros estejam sentados de forma correta e com cinto de segurança. É Interessante pensar também que a segurança dos envolvidos em acidentes esteja relacionada com a explosão de elementos químicos!