Vídeo viraliza ensinando a roubar carros da Hyundai e Kia gerando recall
Uma notícia que deixou muitos internautas preocupados, é a de um vídeo que viralizou mostrando defeitos em carros da Hyundai e Kia gerando milhares de roubos! Parece muito absurdo, mas aconteceu e as montadoras precisaram acionar um recall enorme! Confira:
Mais uma vez a internet mostrou o seu poder por meio de um vídeo no TikTok que alcançou milhares de visualizações e aumentou em até 3.000% os crimes de roubos nos Estados Unidos.
Até então nenhum vídeo como este havia viralizado antes, tudo começou com um desafio na plataforma mostrando como roubar carros da Hyundai e da Kia utilizando apenas um cabo USB, dias depois outros vídeos foram sendo produzidos realizando o ato criminoso. Os primeiros participantes se chamaram inclusive de KiaBoyz.
O vídeo original mostrava que era fácil de contornar o sistema de segurança dos carros coreanos feitos entre 2015 e 2019. Nos EUA as duas marcas já estavam cientes do problema e cobravam US$ 170 por um kit de segurança que resolvia a situação, porém depois do vídeo tomar proporções incontroláveis um recall global foi acionado envolvendo cerca de 8,3 milhões de carros!
A solução foi atualizar os carros com um alarme que soe por um minuto ao invés de 30 segundos e exigir uma chave de ignição para ligar o veículo. Em modelos que não tem a chave presencial, será feito um sistema de reconhecimento que exigirá a chave no miolo pro carro ligar.
A Hyundai e a Kia também vão oferecer um adesivo indicando que naquele carro o sistema antifurto foi instalado. Segundo o diretor técnico da Kia, a situação dos roubos não se aplica ao mercado brasileiro, já que por aqui sempre foi utilizado o sistema de imobilizador.