Recall de 2 milhões de carros Tesla
Podendo causar acidentes gravíssimos, o sistema semi autônomo da Tesla não avisa quando é desativado, por isso foi necessário uma recall gigantesca para corrigir falhas no sistema, envolvendo nada menos do que 2 milhões de carros elétricos da marca.
Segundo a investigação realizada nos Estados Unidos pelo NHTSA, órgão do governo responsável pela segurança viária, a cada 392 acidentes no país, 273 envolvem modelos Tesla.
O sistema de Autopilot era promovido pela marca como uma direção autônoma, porém ele nada mais é do que a combinação de cruise control adaptativo com assistente para permanência em faixa.
Esse sistema é classificado como nível 2 pela SAE, exigindo atenção constante do motorista e que ele esteja com as mãos no volante, caso o sistema encontre uma situação em que ele não consiga lidar e precise ser desativado, o ideal é que o motorista seja alertado, o que não era o que o Autopilot estava fazendo, podendo levar um motorista distraído ao acidente.
Por isso a correção vai incorporar alertas e controles adicionais, incentivando motoristas a aderir à sua responsabilidade de direção, segundo Ann Carlson, administradora interina da NHTSA, o principal problema do Autopilot é que “os humanos confiam demais na tecnologia”.