Funcionamento: Seg - Sexta 8:00 - 18:00
 O primeiro carro elétrico divulgado em 1884? Entenda!

O primeiro carro elétrico divulgado em 1884? Entenda!

Você sabia que os primeiros carros elétricos foram divulgados em 1884? E que ainda em 1900 cerca de ⅓ de todos os veículos nas estradas eram na verdade, elétricos? Pois é, chocante! A tendência era que os carros elétricos dominassem as estradas, mas sabemos que isso ainda não é a realidade, o que será que aconteceu? Vamos descobrir? Acompanhe! 

Muitas pessoas associam os carros elétricos com a evolução tecnológica, mas na verdade uma coisa não está diretamente relacionada com a outra, segundo o Departamento de Energia dos Estados Unidos, os carros elétricos não contam com nenhum engenheiro ou país por trás da invenção, mas sim com uma série de avanços que tiveram início nos primórdios de 1800! 

Nessa época vários países como Hungria, Holanda e EUA começaram a testar o conceito de um veículo movido a bateria elétrica, mas foi em 1884 que Thomas Parker, um inventor britânico responsável pela eletrificação do Metropolitano de Londres, criou o primeiro protótipo de carro elétrico utilizando suas próprias baterias recarregáveis projetadas especialmente pelo engenheiro. 

A criação de Parker foi o que deu o pontapé inicial pra que o primeiro carro elétrico real fosse desenvolvido mais tarde pelo engenheiro alemão Andress Flocken, e já em 1890 o primeiro carro elétrico chegou aos EUA, o Flocken Elektrowagen. 

Como falamos na introdução o interesse pela invenção foi crescendo tanto que em 1900 os elétricos representavam 90% da frota de táxis da cidade de Nova York e 40% de todos os veículos na estrada, enquanto os carros à vapor representavam apenas 38% e os a gasolina 22%. 

Porém, nessa mesma época os carros movidos a gasolina também estavam surgindo no mercado, e é aí que a história dessa indústria começa a mudar. O motor a gasolina não apareceu até 1870 e o primeiro carro de produção foi feito em 1885 por Karl Benz, fundador da empresa que se tornou a Mercedes-Benz. 

Os elétricos se mantiveram firmes no mercado por um tempo, já que eram mais silenciosos e mais fáceis de manobrar, os inventores continuavam a trabalhar para desenvolver ainda mais o veículo até que um outro nome entra na jogada, o conhecido Henry Ford traz para o mercado o Modelo T, produzido em massa em 1908 e conhecido como o primeiro carro popular da história. 

O sucesso do Ford T foi tão grande que o lançamento deste veículo simboliza o nascimento da era do automóvel, e o seu êxito tornou-o mais acessível do que um modelo elétrico que, até então, era um carro das elites, por isso logo ocupou o lugar que antes era ocupado pelos carros elétricos. 

Em 1914, Ford vendia mais carros do que todos os outros fabricantes de carros juntos, então sim, um dos grandes culpados pelo desaparecimento dos elétricos foi Henry Ford, que popularizou os veículos. 

Em 1935 os carros elétricos começaram a desaparecer por conta da baixa velocidade que eles conseguiam alcançar e limitação às cidades, além dos preços mais altos, falta de infraestrutura para recarga, tempo e baixa autonomia comparado com o modelo à combustão interna. 

Só para nível de comparação, em 1912 um carro a gasolina custava apenas US $ 650, o equivalente a US $ 10 mil hoje, enquanto um roadster elétrico médio era vendido por US $ 1750, o que equivale a US $ 40 mil hoje em dia. 

Um outro detalhe que facilitou o engajamento da população para com os carros movidos a gasolina foi a invenção do motor de partida elétrico desenvolvido por Charles Kettering, o que eliminou de uma vez por todas a manivela de partida dos veículos à gasolina, um item que exigia músculos por parte do motorista e dificultava o uso diário. 

Nos anos 60 e 70 a discussão da sustentabilidade volta com força a ser debatida no mundo e a preocupação sobre o aumento do preço do petróleo e a escassez da gasolina faz com que os carros elétricos voltem a ser levantados como possibilidade pra um futuro mais ecológico.  

E foi apenas nos anos 90, quatro décadas depois do seu lançamento, que os debates climáticos colocaram os elétricos novamente no centro da discussão. Hoje sabemos que os elétricos ainda não fazem parte da realidade da maioria das pessoas, mas é muito interessante pensar que eles eram a maioria nas ruas antes mesmo dos carros a gasolina. Eaí, você sabia disso? Impressionante não é? Deixe nos comentários o que achou dessa história e continue acompanhando o canal pra não perder nenhum conteúdo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *