Funcionamento: Seg - Sexta 8:00 - 18:00
 Mudanças na CNH: 40 pontos pode não fazer perder documento, entenda!

Mudanças na CNH: 40 pontos pode não fazer perder documento, entenda!

Uma mudança na legislação pode mudar o seu jeito de dirigir, já que agora a CNH permite que o motorista acumule até 40 pontos!! Veja quais são as condições:

O Código de Trânsito Brasileiro foi alvo de reformas significativas nos últimos dois anos, incluindo uma atualização marcante na CNH, agora o documento permite a acumulação de até 40 pontos em um intervalo de 12 meses, em comparação aos antigos 20 pontos. 

Foi aprovado pela comissão um projeto que garante aos motoristas com processos de suspensão da CNH em andamento devido ao acúmulo de mais de 20 pontos, o direito de revisar a penalidade.

Porém existe uma condição fundamental para que os motoristas possam usufruir desse direito, eles não devem ter cometido infrações gravíssimas. Lógico que essa revisão só se aplica aos processos que ainda não foram concluídos, caso o processo já tenha finalizado e a CNH tenha sido suspensa, o motorista não terá a oportunidade de recorrer, visto que a decisão já foi tomada.

Se houver uma infração gravíssima, o limite é reduzido para 30 pontos. Se ocorrerem duas ou mais infrações gravíssimas, o limite permanece em 20 pontos.

Vale observar que, conforme o texto aprovado, para motoristas que desempenham atividades remuneradas, como motoristas de ônibus, caminhões, taxistas, motoristas de aplicativos e mototaxistas, a suspensão da CNH só acontecerá após acumularem 40 pontos, independente do grau de infrações. 

Essas mudanças buscam um equilíbrio entre regulamentações de trânsito e segurança viária, tendo em mente a diferença de perfis de condutores e a importância de promover um tráfego responsável e seguro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *