Funcionamento: Seg - Sexta 8:00 - 18:00
 Futuro hatch elétrico Renault 5 será mini-usina de energia

Futuro hatch elétrico Renault 5 será mini-usina de energia

A Renault se prepara para lançar um hatch elétrico compacto, o Renault 5, e junto com o modelo a fabricante está trazendo um novo carregador bidirecional, uma nova tecnologia conhecida como V2G que permite que o carro não apenas receba energia de rede elétrica para recarregar a bateria, mas também possa enviar energia de volta a rede quando necessário.

 

Esse dispositivo tem a capacidade de controle de fluxo de energia e será possível programá-lo por meio de um aplicativo, mas para que funcione o proprietário vai precisar instalar uma estação de carregamento de 7 a 22 kW. 

Mesmo sendo uma tecnologia nova, a Renault não é a primeira a usar essa tecnologia, a BMW, Volvo e GM já anunciaram que futuramente será implementado nos veículos.

Futuro hatch elétrico Renault 5 será mini-usina de energia - AUTOO

O recurso de carregamento bidirecional oferece grandes benefícios para os donos dos carros, porque permite que o carro atue como um buffer de energia (componente que ajuda a transmitir sinais de forma confiável entre diferentes dispositivos eletrônicos), os proprietários podem optar por fornecer energia à rede elétrica durante período de pico e isso ajuda a estabilizar o sistema evitando cortes de energia.

Além disso, quando a demanda por eletricidade é baixa, os proprietários podem carregar o veículo durante as horas de menor consumo e usar a energia armazenada para alimentar seus lares, reduzindo os custos mensais de eletricidade.

O Renault 5 poderá fornecer eletricidade “carbono neutro” para a rede, garantindo que a energia de volta à rede será mais limpa, sem a necessidade de compensações adicionais.

A estreia deste carro será em 2024, na França e Alemanha, para o Brasil ainda não tem informações de lançamento.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *