Fiat: o protagonista do BBB
O Big Brother Brasil representa o maior reality show da televisão brasileira e está enchendo as redes sociais, mas como este programa atinge o mercado automobilístico? Vamos ver:
Estreando no dia 16 de janeiro, algumas mudanças aconteceram na estrutura do reality, entre elas o valor do prêmio que é o maior da história no Brasil, dinâmicas diferentes e o que nos interessa: novos patrocinadores!
Sim, nos últimos anos a Fiat dominou o programa como um dos principais patrocinadores, oferecendo prêmios exclusivos e sendo reconhecida pelos espectadores como uma das marcas mais lembradas, sendo diretamente associada ao reality.
A montadora foi a patrocinadora máster do BBB durante 15 anos, porém em 2017 encerrou a parceria, e continuou realizando ações de merchandising, e todo esforço não é em vão, aliás as ações que mais repercutiram foram as da Fiat e da Engov, obtendo picos de crescimentos de buscas acima de 10.000%!
A fabricante italiana tem parceria com o programa desde a primeira edição em 2001, e só pra termos a noção do tempo de participação basta olhar para o primeiro carro que a Fiat destacou, um Marea com motor 2.4 20V que entregava 160CV de potência 21 kgfm de torque e um câmbio manual de cinco marchas.
Na época os números apontavam que o carro atingia 100 km/h em 9,8 segundos com uma velocidade máxima de 200 km/h
Números bem diferentes do último carro anunciado no BBB de 2022, o Pulse Abarth com motor de 185 CV de potência e uma força do torque de 270 NM que alcança 100km/h em 7,6 segundos, com uma velocidade máxima de 215km/h.
A Fiat tem uma longa história de carros destaques no Big Brother Brasil, em que grandes nomes da televisão foram os ganhadores dos automóveis, um grande destaque foi da edição de 2020 que ficou para a história como o BBB do início da pandemia.
Um caso que repercutiu muito nas redes sociais dando mais ênfase a montadora foi com o ator Babu Santana, que em três ocasiões durante os jogos lamentou por ficar muito próximo de ganhar o Fiat Toro, e por isso conquistou a mobilização de fãs e amigos que movimentaram a internet pedindo para que a Fiat presenteasse Babu com um carro.
E como a italiana não é boba nem nada, ao final do reality Babu ganhou de presente o carro Toro Ultra no valor de R$ 168 mil, comovendo os telespectadores e fazendo barulho na história do programa como o primeiro carro zero quilômetros do ator.
Em 2021 a Fiat decidiu investir mais uma vez no reality depois do sucesso de 2020, e o público junto com os três finalistas participaram inclusive da escolha do nome do SUV que foi lançado no BBB e chegou como “Projetto 363”, sendo nomeado como “Pulse”, e virando prêmio da grande final junto com o um milhão e meio da influenciadora e cantora Juliette.
Mas e agora, em 2023, a Fiat vai continuar dominando a televisão e o mercado nacional? A notícia do novo líder do Big Brother Brasil foi divulgada e após 20 anos de parceria entre a Fiat e o BBB, a Chevrolet ultrapassou a montadora italiana e será a grande patrocinadora do programa.