Comparativo do ano? Corolla GR enfrenta Civic Type R
Numa disputa acirrada que não é de hoje entre Honda e Toyota, a Honda acaba de lançar oficialmente no Brasil o Civic Type R no valor de R$ 429 mil, e chega com a missão de bater de frente com o Corolla GR, que provavelmente será lançado no segundo semestre na faixa dos R$ 400 mil.
Alto desempenho é um ponto importante quando falamos de supercarros, e ambas as marcas prometem entregar muito nesse quesito.
É certo afirmar que os dois são igualmente seguros e tem semelhança na estrutura e no equipamento, com vários airbags, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito, entre outras coisas.
No desempenho temos de um lado o Civic Type R com um motor de quatro cilindros turbo de 2.0 litros, que envia 320 cv de potência e 42,8 kgfm de torque para as rodas dianteiras por meio de um câmbio manual de seis marchas, auxiliado por um diferencial dianteiro de deslizamento limitado.
De outro, o Corolla GR que também usa câmbio manual de seis marchas, tem um motor de três cilindros turbo de 1.6 litros que produz 300 cv e 37,7 kgfm. A tração vai para todas as quatro rodas, com um diferencial de deslizamento limitado em cada extremidade.
Mesmo com abordagens diferentes, o desempenho é quase o mesmo, no 0 a 100 km/h o Honda fez em 5,4 s, e o Toyota 5,29 s. Já no consumo de combustível, o Civic faz 14,1 km/l e o Corolla 14,7, esses números são alcançáveis ou até superáveis.
Algumas considerações são importantes na hora de escolher: está precisando de espaço no porta-malas, o Honda é o melhor; se precisa de cinco assentos, é o Toyota; se o importante for mais desempenho e tecnologia o Civic. Enquanto o Corolla é mais característico para quem vai para pistas com mais frequências, o Type R será mais como um Civic no dia a dia pronto para pistas. De qualquer forma a briga será interessante e muito cara.