A Google já esta controlando os semáforos, entenda!
A Google vai controlar os semáforos para reduzir congestionamentos, confira como:
A conexão entre os carros e o trânsito da cidade é um dos próximos passos a ser dado pela tecnologia, alguns modelos de carros já leem placas, mantém a velocidade da via, e sabem quando o semáforo vai ficar vermelho para frear sozinho.
Sabendo disso, o Google promete controlar os semáforos e reduzir os congestionamentos, inicialmente os testes tem sido feito em Atenas, na Grécia, como um acordo entre o governo local e o Google que utilizará dados móveis de celulares e satélites para mudar a sincronização.
A tecnologia poderá ajustar semáforos de acordo com o trânsito em cada via, em locais congestionados, por exemplo, o farol poderá ficar verde por mais tempo, e em vias sem trânsito intenso, o tempo em que o semáforo ficará vermelho será mais longo, essa medida visa reduzir o tempo no trânsito, principalmente nos horários de pico.
Além de controlar o tempo, os semáforos também poderão se interligar com carros autônomos e até mesmo os tradicionais, mas ligados à internet. O Google usará dados em tempo real do fluxo de veículos para determinar a duração dos semáforos verdes e vermelhos em cada cruzamento, a interligação vai melhorar a estimativa de tempo de chegada em aplicativos como o Maps e o Waze, e também a cidade que será o piloto do projeto instalou câmeras inteligentes para flagrar motoristas que cruzam o sinal vermelho.
Uma cidade brasileira tem implementado uma tecnologia parecida, em Manaus o prefeito anunciou um novo sistema de semáforos nas vias mais congestionadas da capital amazonense. Os equipamentos a serem instalados até o fim do ano poderão verificar o número de veículos em uma via e liberar o tráfego de acordo com a necessidade, para reduzir filas. Eaí, o que você acha desse novo controle? Pode ser positivo?