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 O Motor da INNenginer pode salvar carros a combustão!

O Motor da INNenginer pode salvar carros a combustão!

Apresentado em Abril, o novo Hyundai Kona elétrico já está à venda no Brasil, inicialmente com preço estimado para reservas de R$ 289.990, mas com o lançamento oficial a Hyundai reposicionou o modelo e baixou o preço final para R$219.990, que torna o SUV elétrico mais barato a venda no país.

 

Sabemos que cada vez mais os motores a combustão estão perdendo o espaço no mercado automotivo, isso porque o mundo tem se preparado para migrar para os motores elétricos. 

Porém, a empresa espanhola INNenginer veio pela contramão com um projeto do primeiro motor a “1 tempo”, chamando atenção por diversos motivos como peso, eficiência e performance, vamos ver? 

Pra começar, o novo motor é 55% menor e 70% mais leve do que um motor convencional, além de poder ser abastecido com qualquer combustível líquido e ser muito mais simples por conta do número reduzido de peças móveis. 

Ele é a fusão de várias tecnologias e tem o seu funcionamento semelhante aos motores de dois tempos, tendo a potência e torque equivalente a um 2.0 e pesando impressionantes 35 kg, ainda assim, promete 22% mais eficiência, 400% mais potência e 0 de vibração.  

Seu design é compacto e leve, e apesar dos pares de pistões formarem um quadrado na posição horizontal, ele ainda possui uma forma cilíndrica bem compacta, resultando num tamanho um pouco maior do que um motor elétrico automotivo, o que possibilita a fabricação do veículo com menor custo e com ganhos significativos de economia de combustível já que o carro pesará muito menos.

Uma outra vantagem é a redução da emissão de poluentes na atmosfera, já que o motor tem a taxa de compressão variável se adequando ao combustível.  

Atualmente a maioria dos motores de carros e motos são de 4 tempos, passando pela admissão, compressão, combustão e escape, mas a tecnologia da INNEnginer está na arquitetura dos cilindros que funcionam em duplas posicionadas axialmente, compartilhando a mesma câmara de combustão, o que possibilita o motor de fazer tudo isso em apenas um tempo. 

O 1T tem feito barulho no mundo automotivo, ou melhor, quase não tem feito barulho, já que por conta do movimento sempre recíproco dos cilindros, ele apresenta um rodar suave e quase sem vibrações. 

A empresa tem trabalhado junto com a Universidade de Valência pra que os motores 1T sejam aprovados pelas novas normas de emissão de poluentes que deverão entrar em vigor na Europa em 2025. 

Por enquanto, alguns testes de rendimento e durabilidade têm sido feito em veículos e em drones, já que a empresa prevê também que o mercado aeronáutico possa representar uma fatia importante no futuro mercado. 

Em 2021 a INNenginer instalou um protótipo num Mazda MX-5 BV e os resultados foram impressionantes, já que com apenas 500 cm3 de tamanho, o 1T proporcionou 120 cv e 6000 rpm, isso sem o auxílio de qualquer tipo de sobrealimentação. 

Apesar de ser um motor a gasolina, apresenta um consumo específico equiparável aos melhores motores Diesel, o que condiz com uma eficiência térmica acima dos 40%. 

Impressionante não é? O motor da INNenginer veio como também um projeto pra não deixar os carros a combustão morrer, o que você acha? Ele vai ultrapassar a alta dos elétricos? Deixe sua opinião nos comentários!

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